![](https://mrcat.net.br/hub/wp-content/uploads/2022/12/saltofeminino.jpg)
O Salto alto é quase uma unanimidade quando o assunto é um visual sofisticado e elegante. Eles são capazes de tirar o look da mesmice, seja em uma ocasião formal ou reunião casual bem despretensiosa.
Os modelos ainda se diferenciam bastante entre si, alguns trazendo conforto e estabilidade, outros, charme e sensualidade. É difícil encontrar alguém que saiba todos os tipos de salto existentes hoje. Mas é fácil dizer quando eles ficam bonitos, charmosos e elegantes.
Neste conteúdo, você vai conhecer um pouco mais sobre os principais modelos de salto, suas nuances, para que momento eles são indicados e como podem ser utilizados na produção.
Onde e como surgiu o salto alto?
Os primeiros registros do salto alto datam de 3,5 mil anos a.C. – no Egito Antigo. Entretanto, os estudiosos consideram que o sapato era um elemento de luxo, utilizado pela nobreza.
Há notícias de que entre os anos 1.400 a.C. e 1500 d. C homens e mulheres da nobreza utilizavam calçados parecidos com o modelo atual. Na Turquia, por exemplo, existiu um modelo conhecido como chopine. Na Idade Média, o Egito construiu seu primeiro salto com solado de madeira.
Os modelos serviam para fins de ostentação, até mesmo a rainha francesa Catarina de Médici, mulher do rei Henrique II, usou o calçado. Mais tarde, Luís XIV tentava compensar sua baixa estatura com os saltos, ele até proibiu o uso do calçado por quem não era nobre.
Mas, foi no auge do novo cinema hollywoodiano que o salto alto fez todas as mulheres perderem a cabeça de amor, cada vez mais populares nos pés das grandes estrelas do cinema. Desde então, eles não largaram seu cantinho na moda.
Quais são os tamanhos de salto?
Há muitos modelos de salto, com variados tamanhos e formatos. No quesito tamanho, muitas vezes a variação entre a parte da frente do pé e o calcanhar – também conhecido como drop – determina o grau de conforto da peça.
Basicamente, existem 4 classificações de salto que você confere a seguir:
-
Salto baixo – de 2,5 a 6 centímetros;
-
Salto médio – de 6,1 a 8,5 centímetros;
-
Salto alto – de 8,5 a 10 centímetros;
-
Salto muito alto – acima de 10 centímetros.
Quais os tipos de salto alto?
Desde a popularização do sapato de salto no cinema, a disseminação dele entre homens e mulheres de todas as classes sociais e estilos garantiu o lugar do calçado na moda. Ele foi ganhando novas características, tendências e se transformando por onde passava.
Confira agora os tipos de salto mais comuns e como você pode aproveitar as vantagens de cada um deles.
1. Salto anabela
Os sapatos com salto anabela são considerados as versões extremamente confortáveis da classe. O salto percorre todo o solado, se afinando na parte de trás, por isso, são muito estáveis e seguros em cada passado.
O salto anabela é perfeito para ser usado durante o dia, sendo uma ótima opção para suas atividades diárias. Ele ainda te leva do trabalho para um happy hour ou um evento casual sem qualquer dor de cabeça.
Vão muito bem de vestido, um jeans ajustado, tipo skinny, ajudando a alongar a silhueta e deixando qualquer visual charmoso e cheio de elegância.
2. Salto agulha
O salto agulha também conhecido com salto estilleto foi criado pelo estilista Cristina Dior, na década de 1950. Ele é muitas vezes confundindo com o salto fino, entretanto é um salto mais alto e estreito, por isso o nome agulha.
Após o lançamento, ele chegou a ser proibido de entrar em alguns lugares, já que causava grandes problemas ao piso, devido à sua finura.
O salto agulha avança uma casa na sofisticação, é um calçado com ar sexy que deixa os looks marcantes, muito presente nos scarpins e nas sandálias. O salto agulha vai muito bem em ocasiões formais, casando com vestidos de festas diversas, bailes de formatura e afins.
3. Salto bloco
O salto bloco é bastante versátil, podendo ter um ar despojado, divertido ou te levar para um dia de trabalho em locais onde o dress code não seja muito formal.
Ele é um modelo robusto, que traz elegância e conforto para mulheres de todas as alturas. É muito comum ver o salto bloco em sandálias.
Combina bem com macacão, calça pantacourt, minissaia, saia midi e aquele vestido mais casual. Ou seja, são calçados que interagem muito bem com estilos diferentes e podem ser o acessório que você buscava para sair do básico.
4. Salto flat
O salto flat é o sapato sem salto. Ele ganha adjetivos como despojado, descontraído e casual por quem usa. Entretanto, as sapatilhas estão aí para mostrar que o salto flat transita muito bem em tendências clássicas e tradicionais.
Não há o que dizer sobre o conforto deles. De todos os modelos apresentados aqui, ele pode ser o mais confortável, permitindo você encarar um bate volta na ponte aérea Rio-São Paulo sem dor nos pés, pelo menos.
Ficam muito bonitos com vestidos soltos e jeans casuais. Para uma imagem formal, que tal um mule flat ou uma sapatilha slingbacks?
6. Salto geométrico
O salto geométrico é aquele em que você percebe diversos formatos em apenas um calçado. Esse tipo de salto origina modelos com bastante personalidade, compondo produções ousadas e cheias de identidade.
Geralmente, se apresentam em altura média e são amantes do sol. Os modelos com salto geométrico dispensam formalismo, preferindo o que é inusitado, despojado e casual.
7. Salto meia pata
O salto meia pata é um salto confeccionado em plataforma ou salto fino, geralmente aparecem em sapatos de salto alto. Eles têm uma diferença importante na sustentação, já que o centro de equilíbrio fica na parte da frente, ao contrário de seus primos próximos.
É a característica que faz dele um sapato confortável, mesmo sendo alto. O sapato meia pata é bem recebido em eventos da primeira classe, daí o sucesso do scarpin preto meia pata, ingressando em produções mais diversificadas.
Esse tipo de calçado requer o protagonismo de toda a composição. Então, deixe ele brilhar. Uma saia na mesma tonalidade do sapato, com um estampado geométrico discreto é o look perfeito para o barzinho.
Para estrelar o meia pata no trabalho, opte por uma calça social feminina com barra acima dos tornozelos e uma blusa que arremate a composição com estilo.
8. Salto taça
O salto taça é perfeito para formaturas, casamentos e eventos que exigem elegância. Assim como o nome já diz, ele tem formato de uma taça, tendo a base mais robusta que o corpo.
Ele pode passar a imagem de inusitado no primeiro momento. Entretanto, fica muito bem em mules abertos, dando um toque de sofisticação e charme. Não há melhor companhia para o salto taça do que vestidos e saias, ele ainda faz um match harmonioso com peças de alfaiataria, experimente e apaixone-se!
9. Salto plataforma
O salto plataforma é quase uma unanimidade. Caíram no gosto dos fashionistas, e atraem também quem prefere a praticidade e conforto à elegância e charme.
É um salto que cobre todo o solado do sapato, por isso é bastante confortável, já que não deixa os pés em desnível, exigindo das costas, joelhos e panturrilha.
São perfeitos para produzir visuais mais casuais, de praia, sol e piscina. Ou seja, o salto plataforma é a cara do Brasil. A popularidade é tanto que esse tipo de solado é encontrado em diversos modelos, se apresentando de forma lisa ou tratorada.
Ficou com vontade de ter um salto de cada tipo? Aproveite as dicas para experimentar novas possibilidades e renovar suas produções. Siga as redes sociais da Mr. Cat e fique sempre informada sobre o que acontece no mundo da moda, de tendências inovadoras até dicas práticas.
Espero que este conteúdo tenha sido muito útil para você!
Até a próxima.